LIGUE-NOS: (67) 3363-7000
 

CAI NO GOLPE. O QUE FAZER?

Compreender o que é e como denunciar um crime virtual é fundamental para combater e evitar essas práticas criminosas. Muitas vezes, devido à falta de orientação, conhecimento ou por medo, as pessoas deixam de denunciar e o criminoso permanece praticando os crimes. Apesar de ser um assunto pouco comum no dia a dia das pessoas, um simples passo a passo pode auxiliar a entender como denunciar um crime virtual. Qualquer pessoa vítima de um crime dessa espécie pode e deve denunciá-lo.
 

O QUE SÃO CRIMES VIRTUAIS?

 
Crimes virtuais são os crimes praticados através da internet ou computadores. Os criminosos buscam atingir a própria vítima ou apenas o computador dela. Alguns também buscam atingir uma rede de computadores completa, como as de empresas, organizações e órgãos públicos.
 
Independente do objetivo ou forma de praticar, esses crimes podem ser punidos a partir da denúncia, podendo levar a detenção do criminoso e ao pagamento de multa. Ao denunciar um crime virtual, será possível contribuir para impedir que esses crimes continuem.
 
Alguns dos exemplos de crimes virtuais são: roubo de informações, desvio de dinheiro de contas bancárias, sites falsos de leilão ou compra eletrônica, crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação), ameaças, falsidade ideológica, entre outros.
 

SE VOCÊ É ARREMATANTE

PASSO 1: COLETA DE INFORMAÇÃO

Se você é arrematante e acredita ter caído no golpe do leilão o primeiro passo para denunciar um crime virtual consiste em reunir as informações e dados do crime. Portanto, você deve salvar tudo que pode auxiliar a provar o crime cometido, desde e-mails, fotos de telas (print screen), filmagem do site, qualquer dado do criminoso, conversas em aplicativos, gravações de telefonemas entre outros. Ou seja, nessa etapa é essencial armazenar todos os materiais e arquivos que comprovem o crime. Lembre-se que identificar e localizar os estelionatários não é fácil pois existem inúmeras formas de camuflar a identidade na Internet e as quadrilhas vivem criando novas maneiras de fazer isto. Por este motivo a documentação de tudo é importantíssima.  Além disso, é importante salvar essas informações de forma segura e em mais de um local para evitar a perda dos arquivos e comprometer a denúncia que será realizada.
 

PASSO 2: GANHAR TEMPO

A princípio não tente confrontar os estelionatários e não mostre que esta desconfiando pois ao menor sinal disto eles somem e a tentativa de localização ficará mais difícil. O ideal é que você ganhe tempo e comece a criar uma espécie de armadilha para os mesmos.  Por exemplo, se Ainda não pagou assim que receber o email com dados de pagamento você pode informar que fez o pagamento via DOC e que este leva até 2 dias para compensar. Com isto você mantém o contato com os mesmos e se dirija o mais rápido possível para uma delegacia de Crimes Virtuais. Se em sua cidade não existir uma delegacia específica de Crimes Virtuais você deve procurar a delegacia mais próxima para registrar o Boletim de Ocorrência.
 

PASSO 3: BOLETIM DE OCORRÊNCIA (BO)

Esta etapa também está relacionada a um registro, que deve ser realizado em delegacias de polícia (especializada ou não). Se você conseguiu ganhar tempo e ainda esta em contato com os estelionatários esta deve ser a primeira informação que deve dar para a Autoridade policial pois desta forma existe a chance de ser iniciada a investigação e este contato ser usado para chegar aos estelionatários.
 
Após essa etapa, a denúncia do crime virtual estará completa e cabe a vítima aguardar a investigação policial.
 

PASSO 4: DENUNCIE NO SITE WWW.FRAUDEEMLEILOES.COM

Embora muitos casos possam não ser solucionados, a divulgação e denúncia é a melhor forma de evitar que os criminosos sigam praticando esses crimes. Assim, a partir desse momento, é essencial que você busque se proteger e auxiliar outras pessoas vítimas de crimes virtuais. Para isto mantemos e atualizamos o Site. Nosso objetivo é formar uma Rede do bem contra estas quadrilhas que se aproveitam do despreparo e falta de informação das pessoas para continuar praticando estes crimes.
 

PASSO 5: ATRAPALHE A DIVULGAÇÃO DOS SITES FALSOS

A maior parte dos sites falsos de leilões acabam sendo obrigados a pagar por anúncios no Google e normalmente eles estão sempre entre os primeiros resultados. Se você identificar um site falso com anuncio do Google saiba que a cada clique que você dá o Google cobra dos Estelionatários um valor e quando este valor chega em R$ 0,00 o Google deixa de exibir os anúncios. Então, senta o dedo! Veja abaixo o exemplo de um anúncio de site falso. Repare no canto esquerdo a palavra Anúncio...........

 


 
Fonte: https://www.fraudeemleiloes.com/all_services/cai-no-golpe-do-leilao/

Institucional

» A Casa de Leilões
» Serviços
» Parceiros
» Contato
» Ajuda

Central de Atendimento

Fone:
Fone:
E-Mail: sac@casadeleiloes.com.br

Horário de atendimento

De segunda a sexta-feira.
Das 08h00 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 (MS).

Newsletter

Casa de Leilões

Rua Jaboatão, 271
Próximo ao Aeroporto
Jardim das Reginas
CEP 79103-060
Campo Grande (MS)
  

Facebook

© Casa de Leilões - Todos os direitos reservados
A cópia ou reprodução não autorizada do conteúdo deste site poderá acarretar em penas previstas em lei.
Plataforma
Plataforma Leilovia
Precisa de ajuda? Clique aqui.